The Good, the Bad and the lawyer

... o wait, the bad shows up twice in that.

Recentemente descobri um dos motivos pelo qual advogados conseguem dormir à noite... eles não acreditam na existencia do bem e do mal.
Aparentemente o que causa nossa erronea percepção da existencia do certo e do errado são as regras impostas pela sociedade, que dita se algo é aceitavel ou não. Mas isto não significa que este algo seja certo ou errado, só significa que a maioria (em teoria) chegou ao consenso de que as pessoas deveriam agir de uma determinada maneira.

Muitos pensam que matar é errado, mas e se eu tiver motivos aceitaveis? E se eu matar uma pessoa para salvar milhões? Não interessa, é errado! Ou será que é? Ai meu deus, é foda demais pensar nisso! Mas tudo bem, mesmo que eu tivesse uma resposta perfeita para a situação, mudar as regras da sociedade também é dificil... então vou simplesmente aceitar a vida como ela é.

O fato de o mundo ter tons de cinza torna mais dificil saber que rumo tomar, mas honestamente não exclui a existencia da forma certa e da forma errada de se agir em cada situação. E o fato de também ser dificil mudar as coisas não é desculpa pra aceita-las do jeito que estão (ok, esta ultima parte já é outro assunto).
O problema é que quando começamos a criar regras para situações especificas, não vamos parar nunca. O livro de regras vai ficar enorme e vai dar muito trabalho não só para ler, mas para aplicar também... mas isso significa que devemos ser concisos e relaxados quando botamos no papel o que é certo e o que é errado? Meu primeiro impulso é dizer "talvez", pois não seria ideal perder a vida estudando sobre como viver.
Mas quando se deixa espaço para interpretação, sempre vem um engraçadinho metido a esperto que distorce tudo e faz o alto parecer baixo, o feio parecer bonito e o errado parecer certo.

O mais foda é que o cara sabe que ta sacaneando, mas como não ta nem aí pros outros e só quer saber de ganhar sua grana, cospe na cara das pessoas e jura que é neutro...
Pra mim não existe coisa mais maligna que mentir pra si mesmo, fingir que não existe certo e errado, pra alimentar sua familia às custas do sofrimento alheio.


PS: não sou religioso, inclusive acho que quem acredita na igreja é tão ruim quanto os que acreditam que não existe certo e errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário