Complicar pra que?

Assistindo a um programa sobre o CES (Consumer Electronics Show), notei algo estupido: haviam companias lançando carros com tralhas inuteis imbutidas neles, por exemplo tralhas pra ajudar a acessar o twitter de forma mais segura enquanto voce dirige.
Sim! Vamos incentivar idiotas que ja se acidentam constantemente a dividir sua atenção com aplicativos inuteis. As mortes no transito ainda estão bem abaixo de um numero aceitavel...
A unica forma segura de se brincar no transito é estar sentado no banco do passageiro, cacete!

Porra, ja faz tempo que temos a capacidade de tirar o controle do carro das mãos do motorista, então por que não se focar nisso? Não estou falando em transformar os carros em robos (apesar de que possivelmente este dia não esteja mais tão longe), estou falando em automatizar o transito.

Eu que não sou engenheiro de transito tenho algumas idéias, então por que os malditos que trabalham nesta area não tem? Eis um exemplo talvez bem simplista (ja ate vi isso num filme): Veiculos poderiam trafegar como trens, sendo controlados por computadores de bordo conectados a uma rede através dos proprios trilhos. Alem de indicar a posição de cada veiculo na rua, para que eles pudessem navegar livremente sem colidir uns com os outros, esta rede enviaria informações como fluxo do transito, areas desconectadas, etc, para que o veiculo pudesse escolher uma rota mais eficiente.
Ja temos sensores que detectam quando um objeto se aproxima do veiculo, então eventuais crianças, cachorros, velhinhas senis vagando pela rua não seriam um problema.
Limites de velocidade não precisariam ser fiscalizados, pois o proprio veiculo limitaria sua velocidade, mesmo em areas onde houvesse falhas na rede e o motorista fosse obrigado a assumir o controle.

Cade que os caras que ja desenvolvem carros robos a varios anos pensaram em olhar por outra perspectiva para procurar uma solução mais atual (menos futurista) pros problemas de locomoção nas cidades?
Ok não é culpa deles... mas tem gente ganhando dinheiro pra resolver estes problemas, muito dinheiro. Essa porcaria de dinheiro não devia estar sendo usado, pelomenos em parte, para financiar pesquisas para mudar essa merda à qual todos estamos acostumados a sofrer todo dia, chamada transito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário